Teologia da Prosperidade: Cretinice sem Medidas
Muitos movimentos neopentecostais e até algumas igrejas pentecostais, influenciados por doutrinas que vieram dos EUA, pregam hoje em dia o que povo quer ouvir. Isto quer dizer, que muitos vão para estas igrejas com os mesmos desejos e aspirações de quando vão ao médico ou a um especialista qualquer. Querem a sua vida resolvida e se possível ouvir da boca de outros, o que elas mesmas pensam sobre si. É o clássico: Dê ao povo o que eles pedem, pois a voz do povo é a voz de "Deus".
Mas nós Cristãos que estamos firmados na verdade, e tudo que passar dela, é engano para nós, sabemos que as coisas de Deus não são tão simples assim. Antes de qualquer coisa está escrito em MATEUS (06:33)"Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas". Muitos vão a estas igrejas e buscam bênçãos e repostas imediatas de Deus a seus sofrimentos materiais, digamos assim, sem se preocupar na premissa básica, que Jesus alertou no versículo acima. Mas muitos não podem ser culpados; pois esta ideologia é alimentada pelos próprios líderes destas igrejas que não inocentemente, inculcam esta filosofia barata em suas igrejas, com a intenção de atrair mais "Fieis" fazendo suas igrejas incharem. Trazendo um pouco a luz todo este movimento que está cada vez mais crescendo em nosso país, vamos ao encontro de pessoas que supostamente tiveram "revelações" fortes e que mudaram as suas vidas, e partir daí, leram e interpretaram as escrituras sagradas de forma equivocada, e dai por diante, difundiram o que supostamente aprenderam pelo mundo afora, enganando e se deixando enganar, deturpando os mandamentos de Deus.
No histórico da Teologia da Prosperidade ou do Pensamento positivo, temos que eles se baseiam nos versículos 23 e 24 do capítulo 11 de Marcos, no qual Jesus disse: "23 Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito. 24 Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis". Baseado nesta passagem criou-se verdadeiros impérios da fé, que nos tempos atuais, esquecem-se ou fingem esquecer, que o que Jesus disse neste versículo, tem um preço e não é tão fácil assim. No mesmo capítulo deste livro, lemos que Jesus disse que a sua casa é casa de oração; logo após expulsar, os que supostamente estavam extorquindo o povo em nome da fé. Leia o Capítulo 11 inteiro do livro de Marcos e você verá.
Uma surpresa é ver que muita gente implaca nesta ideia, pois é muito fácil ir a uma igreja e fazer algum “sacríficio” em nome da fé, e supostamente receber a resposta de “Deus” à suas petições, sem se preocupar com a salvação, queda da carne, vida de abnegação em nome de Cristo e mais algumas "Coisinhas" que estes Cristãos não levam a sério. Acreditam em um Deus que é um empregado deles, que deve sempre estar disposto a premiar e dar benções (de preferência materiais) para os crentes que "acreditam e louvam o seu nome". Isto é deprimente e cheira a heresia.
Agora a luz das escrituras, vamos debater os erros e falhas, desta doutrina com bom senso e proporcionalidade. Antes de qualquer coisa: O objetivo do Crente é ser salvo. Foi por isto que Cristo morreu na cruz e Deus deu o seu filho unigênito para fazer esta ação, e que nós somos gratos e felizes em Cristo, amém. No livro de Marcos, Cristo nos alerta que antes de tudo "Buscais o reino dos céus e a sua justiça" depois a outras coisas vos serão acrescentadas. Temos também que Jesus nos disse MATEUS 06: "8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes". Observe bem que é o que "é necessário" é o que nosso pai celeste está disposto a conceder para que os seus filhos, não passem necessidade aqui na terra. O que passar disto é perdição e conflita com o princípio primordial da fé que é a salvação. Então se você pedir de joelhos, gritando, vendendo a sua casa e dando de dízimo à igreja e pedir algo que Deus sabe que lá na frente vai fazer você se afastar dele, jamais ele concederá tamanho disparate. E se você não necessita, nem precisa comentar. É simples assim, puro bom senso. Logo nos versículos do mesmo capítulo lemos: "32 (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso". Quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador, deixamos de ser gentios e passamos a ser filhos de Deus; então, podemos ver que quem somente invoca a Deus, com interesses materiais, volta a condição de gentio; pois Cristo nos fala que não precisamos nos preocupar, pois o Pai sabe a nossa realidade, e que muitos gentios talvez, o invoque também com o mesmo objetivo! Isto é absurdo! Somos o povo eleito e por causa de uma interpretação errada, muitas pessoas estão voltando à condição primária de suas existências, e isto é muito sério.
O dom supremo que Deus nos dá, por intermédio de seu Filho Jesus é gratuito, e recebemos quando aceitamos verdadeiramente o seu nome. Deus tem a obrigação para com o seu povo, de garantir que sejamos salvos; o resto é dom de Deus e ele dá a quem ele achar "capacitado" digamos assim, a receber. O que muita gente está procurando hoje em dia é a facilidade de vida cristã, o que não existe. O velho e "atrasado" pensamento de viver pela graça, de mortificação do ego, do viver para Cristo somente, não basta em suas vidas cada dia mais dominada pelo capitalismo e pelo consumismo desenfreado. Muitas pessoas que acreditam nestas bobagens que são pregadas nestas igrejas, se desse alguma forma de escolha para as mesmas, prefeririam que Deus as premiasse logo com os seus galardões celestiais: de preferência um carro do ano ou uma casa na praia.
Já ouvi falar até em "Super-Crentes" doutrinas que pregam que quem amar a Deus, nem adoecer mais vai, e se isto acontecer é porque a sua fé "está muito fraca". Absurdo novamente. Deturpando o que Paulo disse em Romanos (8:28) "Todas as coisas contribuem para o bem, daqueles que amam a Deus..." fazem disto,uma blindagem "Cósmica" para viver na terra tranquilos e protegidos. O que Paulo, brilhantemente disse neste versículo, é que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, no sentido de salvação. Todas as coisas te acontecerão, mas com a certeza, de que a salvação é certa, lógico, se você estiver em harmonia com o que a palavra diz. Do contrário, Deus estaria mentido! Quer um exemplo? Imagine um ônibus que capota e mata um monte de crentes? Por que isto aconteceu? A palavra não dizia o contrário, ou a fé dos irmãos era fraca? Nem um e nem outro. Deus permite que estas coisas aconteçam, porque elas têm que acontecer; mas lembrando de que aqueles irmãos que morrerão no suposto acidente, se sinceros na fé, receberão a salvação, pois isto é uma promessa mantida por Deus àqueles que o amam.
Para finalizar irmãos, não acreditem em tudo que te falam ou pregam por ai. É como eu já havia dito em outras postagens aqui: A salvação ou a verdade não está na boca de homens, mas sim na palavra escrita de Deus que é a Bíblia sagrada. Não se iluda e lembrem-se: Crer é também pensar, e uso também, uma frase que li em um blog muito legal e que acompanho sempre: “Jesus me tirou o pecado e não a capacidade de raciocinar”. Que Deus tão logo, decrete o fim desta cretinice de “Teologia da Prosperidade”, para que o povo tire os olhos dos bens materiais e volte novamente a olhar para aquilo que realmente importa: Jesus.
0 Response to "Teologia da Prosperidade: Cretinice sem Medidas"
Postar um comentário
Me reservo o Direito de Moderar os Comentários. Mas desde já, agradeço a sua contribuição.