Onde termina o esperar e onde começa o procrastinar em Deus






“Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.”Salmo 40:1.



Esperar nunca é agradável, exige disciplina e fé, e dependendo do quanto se espera, pode causar angústia e desespero. Mas esperar no Senhor é reconfortante, e o ato do poder esperar, tem um preço. Ele não vem de forma indiscriminada. 

O “Privilégio” digamos assim, de esperar no Senhor, pressupõe que se tenha feito algo, por aquilo que se espera. É assim que as coisas funcionam. O esperar sem agir, não é esperar, e sim procrastinar, e no mais terrível das situações, pode ser tido por Deus como preguiçoso, aquele que só espera e nunca age. 

Para ser mais claro, conheço diversos exemplos de pessoas que “esperam” no Senhor e nunca agem, e infelizmente sofrem por sua esperança infundada. Nunca alcançam a graça e o milagre. Um exemplo clássico e de fácil compreensão que posso dar: é o da pessoa que ora pedindo um emprego. Por achar que está exercitando a sua fé, não sai pelas ruas conversando com as pessoas, não distribui currículos, não visita empresas, não faz cursos profissionalizantes, enfim, não executa todas as ações que caberia a uma pessoa, que está precisando de emprego, fazer. Deus só vai agir na vida desta pessoa, quando o impossível ou o imponderável acontecer, mas para isto, o primeiro passo deve ser dado por ela e não por Ele (Deus). 

O ato de só esperar e ainda por cima “pacientemente” pode gerar diversos prejuízos, inclusive falta de fé. Devemos chamar para nós a responsabilidade de mudar as nossas vidas; e contar com a ajuda Deus, como um trunfo a mais que temos, e que deve ser usado na hora certa, de preferência, quando a força do braço não mais adiantar nada. Antes disto, nunca. 

O ser humano tem liberdade para agir e Deus respeita isto; Ele não vai fazer por nós aquilo que está ao nosso alcance fazer. É questão de bom senso. Os problemas são nossos, as dificuldades também, e devemos encarar os desafios que a vida nos empoe, com perseverança e fé. Fé como a de Tiago, fé dinâmica, fé que age e demonstra para o criador, que agimos porque confiamos Nele. Veja o que está escrito em Esdras 10:04 “Levanta-te; pois a ti pertence este negócio, e nós somos contigo; tem bom ânimo, e faze-o.” Aqui a palavra de Deus está nos dizendo claramente: “Age meu filho, o problema é seu, mas eu te ajudarei”. É assim que deve ser interpretada a passagem de Salmos 40; o que realmente Davi quis nos dizer é: Age, e naquilo que não puderes fazer, deixa que Deus o faça, e espere, pacientemente, até que o milagre aconteça. É isto que devemos fazer: não devemos nos acomodar por acreditar que Deus nos ajudará, e sim agir, sabendo que Ele espera isto de nós. Não esperemos que literalmente caia do céu, aquilo que estamos necessitando.

0 Response to "Onde termina o esperar e onde começa o procrastinar em Deus"

Postar um comentário

Me reservo o Direito de Moderar os Comentários. Mas desde já, agradeço a sua contribuição.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Powered by Blogger