PAULO: Um Intelectual a Serviço de Deus



              
Ao ler o livro de ATOS, podemos identificar algumas características de Paulo que vale a pena resaltar e imitar. Quando lemos as cartas feitas por ele, vemos o padrão cultural que Paulo ostentava desde a sua época de fariseu como ele mesmo se intitulava.


Paulo por muito tempo foi perseguidor dos Cristãos, e fazia parte do Sinédrio. Sabemos que ele tinha um cargo muito importante na época,que demandava bastante conhecimento a respeito de leis e tratados morais. Quando aconteceu o seu chamado, Paulo mudou e largou tudo o que fazia, passando a se dedicar a pregar o evangelho de Jesus Cristo e a realizar a obra apologética com bastante maestria.


O exemplo notório de Paulo para os Cristãos atuais, é que ele jamais dispensou a técnica ou o conhecimento dos poetas e escritores pagãos; mas sim, pelo contrário, usava dos próprios conhecimentos mundanos para persuadir ao povo, da importância de entregar seus caminhos ao Senhor. Ele tinha técnicas de oratória e conhecia muito bem os textos dos poetas e filósofos não cristãos. Muito se tem falado a respeito do crente hoje, ler ou não ler, livros que não seja a Bíblia ou mesmo outros livros que não são do segmento cristão. Em todas, sustento sempre a tese de que o crente deve ter mais conhecimento a respeito de tudo, até mais do que os próprios gentios, para poder enfrenta-los no seu próprio campo de batalhas em condições de igualdade.

Ao analisar as escrituras sagradas, vemos algumas provas de que Paulo tinha muito conhecimento a respeito de muitas coisas e que lia e estudava bastante o povo de sua época:

Paulo dá indícios de que lia não somente os pergaminhos sagrados, mas também a outros livros:

(II TIMÓTEO 04: 13) “13 Quando vieres traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, especialmente os pergaminhos”.

Sabemos que na sua época, a Bíblia Sagrada, ainda estava no formato de pergaminho; e quando Paulo se refere a "Livros" neste versículo, ele o faz para distinguir do livro sagrado, provando que Paulo tinha outros livros e os lia com frequência.

Paulo também em Atenas, usou Poetas e filósofos estoicos para tornar mais clara a sua mensagem. Vemos em (ATOS 17: 28), Paulo citar Aratus em: "28 porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois dele também somos geração".

Temos a citação do Filosofo Grego Meandro:

(I CORÍNTIOS 15:33) "33 Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes".

Filosofo Epimênides em (TITO 1:12): "12 Um dentre eles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, glutões preguiçosos".

Em uma passagem em (ATOS 26: 24) "24 Fazendo ele deste modo a sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar". Festo que tinha sido indicado por Nero, para ser o próximo sucessor de Félix, portanto seria o próximo Governador; disse a Paulo, que as "Suas muitas letras" o faziam delirar, numa menção clara ao seu reconhecimento, de que Paulo possuía muito conhecimento e era Douto no mundo dos livros e das letras.

Paulo quando citou estes Filósofos e Poetas estoicos, intentava com palavras pagãs, e apartir delas e com o uso delas em sua apologética; atingir em cheio as mentes e os corações atenienses; uma vez, que Atenas era o berço da Arte e da Filosofia desde tempos remotos; e se Paulo o fizesse de outra forma, não seria ouvido e nem respeitado em Atenas.

O que Paulo nos deixou claro é que sempre devemos buscar conhecimento para enriquecer e defender a nossa fé. Jamais devemos nos limitar a leitura da Bíblia, pois ela mesma exige que tenhamos muito conhecimento a respeito de arte, História e Cultura para entendê-la. Devemos usar o conhecimento adquirido e deixa-lo a serviço de Deus; para que se cumpra o que está escrito no livro de Jó Capítulo 05, Versículo 13 "Ele apanha os sábios na sua própria astúcia"... Devemos sim seguir o exemplo de Paulo e ler outros livros a respeito de Temas que convém à nossa fé Cristã, para nos fortalecermos e sermos melhores instrumentos nas mãos poderosas de Deus. Mas sempre lembrando também, do conselho de nosso Intelectual a Serviço de Deus, que nos Alerta em (II TIMÓTEO 3:14-17)"14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, 15 e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus. 16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; 17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra”. E em (I TESSALONICENSES 05:21) "21 mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom". Que Deus nos dê discernimento a respeito destas coisas, e como Paulo, nos tornemos: Intelectuais a Serviço de Deus.


Referências Bíblicas

JÓ 05: 13
13  Ele apanha os sábios na sua própria astúcia, e o conselho dos perversos se precipita.

ATOS 17: 28
28 porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois dele também somos geração.

ATOS 26: 24
24 Fazendo ele deste modo a sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar.

I CORÍNTIOS 15: 33
33 Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.

TITO 01: 12
12 Um dentre eles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, glutões preguiçosos.

II TIMÓTEO 03: 14-17
14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
15 e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus.
16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;
17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.

I TESSALONICENSES 05: 21
21 mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom;


0 Response to "PAULO: Um Intelectual a Serviço de Deus"

Postar um comentário

Me reservo o Direito de Moderar os Comentários. Mas desde já, agradeço a sua contribuição.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Powered by Blogger