A natureza Divina do Sofrimento




Ninguém almeja sofrer. Este sentimento é até certo ponto natural, pois se trata de abranger em sentido pleno, a autopreservação e o bem estar do indivíduo. Mas o sofrimento em si, tem algo divino, e na Bíblia, mais precisamente nos evangelhos, isto é claramente mostrado com toda a descrição do sofrimento de Cristo.

No mundo moderno, todos nós nos esquivamos de situações que possam provocar algum tipo de sofrimento; e muita das vezes, nos jogamos aos pés de Cristo, exatamente por estar passando por algum sofrimento ou padecendo de algum mal. Temos a consciência ou não, de que almejamos que ele nos livre do padecimento. Este padecimento ou Mal, pode ser físico e Espiritual. O sofrimento mostra a sua característica divina nestes momentos, nos levando a repensar o nosso caminho e avaliar a nossa trajetória; o sofrimento, nos mostra que não somos invencíveis e que a autossuficiência é uma ilusão. Dependemos de Deus para tomar toda e qualquer decisão em nossa vida.

Deus quando permite que as pessoas passem por situações difíceis, ele tenta de alguma forma melhorar aquela pessoa, corrigir algum ponto danoso à salvação da mesma, tratando a situação, como um pai bondoso, porém justo. Ele na sua infinita sabedoria molda e retira as “arestas”, fazendo o cristão, transformar-se em algo muito mais puro e belo do que antes. O fogo refina o ouro, mas antes, ele é levado a temperaturas extremas, sofre danos, desgastes; parte do que era é perdido em forma de impurezas; mas após feita a purificação, ele brilha mais do que qualquer outro metal precioso. É o que está escrito em (I Pedro 01: 6-7) “6 na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações,7 para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;”. O Apóstolo Pedro, nos revela que devemos “Exultar” na provação, o que quer dizer, “Comemorar”, o sofrimento, pois estamos tendo a oportunidade, de mostrar a nossa fé em Deus e em Jesus Cristo. Mas isto acontece, quando encaramos a provação, como sendo algo vindo de Deus, para melhorar a nossa vida, e não para destruí-la.

A grande diferença entre um Cristão e uma pessoa comum, é que o primeiro sofre, mas sabe o porquê do seu padecimento; enquanto que o segundo sofre, e reputa todo o Mal causado e sofrido, a si mesmo, ou ao próximo e mais gravemente, a Deus. Tudo é questão de saber e ter consciência de que tudo concorrerá para o bem, se a pessoa amar a Deus. Quer um exemplo de que quando sabemos o motivo do sofrimento, este, fica mais fácil de suportar, após analisar os ganhos futuros, depois a superação da situação difícil?  Pois bem, pegue uma agulha e espete uma parte de seu corpo. Você verá que instintivamente, você irá recuar, pois o seu corpo, ou melhor, “a carne”, se recusa a sofrer gratuitamente e sem motivos aparentes. Agora, imagine que você está doente e precisa tomar uma injeção para se curar da doença?  Você mesmo procurará uma farmácia e pedirá a alguém que lhe “Fure” em alguma parte do seu corpo, e injete o remédio. Você estará disposto, a sentir a dor da picada, prevendo o ganho futuro. A dor é a mesma, porém a forma de encara-la e coloca-la em um contexto, é que mudou.

Nós aqui na terra, não estamos livres do sofrimento; mas se tivermos outra forma de enxerga-lo e encara-lo; passaremos a vê-lo com bons olhos. É como a própria palavra de Deus nos ensina, a vermos o sofrimento como uma boa oportunidade de provarmos e fortalecermos a nossa fé; tendo o mesmo, sob uma ótica bem melhor e com mais receptividade aos ensinamentos que o nosso Pai Celeste quer que aprendamos. Quando o sofrimento em sua vida vier, veja-o como sendo uma forma de Deus lhe dizer, que existe algo em você que ele está querendo mudar; renda-se ao seu mover, aprenda o que tiver de ser aprendido, evolua Espiritualmente, e você verá o quanto Deus te ama e te amou; e mesmo no sofrimento (Geralmente por Curto tempo, se comparado ao tempo da Graça que Ele nos dá), nunca te desamparou, e com as suas mãos poderosas estendidas, te abraça e te faz lembrar que “Porque melhor é sofrerdes fazendo o bem, se a vontade de Deus assim o quer, do que fazendo o mal. Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito” (I Pedro 3:17-18).

Referências Bíblicas

I PEDRO 01: 6-7
6 na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações,
7 para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;

I PEDRO 03: 17-18
17 Porque melhor é sofrerdes fazendo o bem, se a vontade de Deus assim o quer, do que fazendo o mal.
18 Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito;

0 Response to "A natureza Divina do Sofrimento"

Postar um comentário

Me reservo o Direito de Moderar os Comentários. Mas desde já, agradeço a sua contribuição.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Powered by Blogger