A Onisciência de Deus e o Livre Arbítrio do Homem



Assim que comecei a analisar as sagradas escrituras, a respeito dos homens que Deus levantou para a sua obra, e, analisando também, suas quedas e incapacidades de realizar o propósito divino, sempre me perguntava: Se Deus é Onisciente, e sabe de tudo antes de acontecer, por que Ele não escolhia homens capacitados e com possibilidades reais para cumprir seus propósitos? Por que levantar, pessoas que não conseguiriam cumprir o seu desejo? Por que insistir no erro certo? Tudo isto eu me perguntava e só agora compreendo de forma clara.

Vejamos, para compreender, temos que levar em conta, três premissas Básicas: O homem tem Livre Arbítrio; Deus é oniciente; Os planos de Deus jamais podem ser Frustrados. Analisaremos a seguir cada uma delas:

O livre Arbítrio do Homem
Adão quando comeu do fruto da árvore do bem e do mal, internalizou nele, o árbitro do bem e do mal. O mesmo passou daquela data em diante, detentor deste conhecimento, e de fato, firmou o homem como uma criatura com natureza para o erro. O homem desde então, passou a ter um juízo próprio de si mesmo e das situações em que vive; e com o livre Juízo sobre si, passou a decidir, se aceita o mal ou vive em harmonia com o bem.

A Onisciência de Deus
Apesar de nas Escrituras Sagradas, não aparecer o termo "Onisciente" literalmente em seus textos, todas as passagem que de alguma forma nos remetem a esta característica de Deus; descrevem além da capacidade atemporal de enxergar situações antes de acontecerem, a de ver e esquadrinhar os corações dos homens. Uma das referências Bíblicas em que podemos ver claramente estas capacidades juntas, é a que está escrito em (Hebreus 04:13) que diz: "13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas".

Os Planos de Deus jamais podem ser Frustrados
Vemos algumas passagens, que sugerem que os Planos de Deus jamais se frustram; uma vez que nasce o desejo no coração do criador, o mesmo executará e ninguém poderá anular o seu propósito. É o que está escrito em (Isaías 14:27) "27 Pois Jeová dos exércitos formou o propósito, e quem o invalidará? a sua mão está estendida, e quem a fará voltar para trás?”.

Então analisando estas três premissas, vemos que Deus tem um profundo respeito pelo agir e pensar do homem. Vemos que mesmo sabendo que temos a tendência a errar, o mesmo nos dar a oportunidade de fazer a coisa certa. Foi o que ele tentou fazer com Adão e Eva. Quando eles estavam no jardim o Éden, Deus sabia que Adão seria influenciado por Eva, por isto, ele avisou de antemão, que os mesmos não comessem do fruto da árvore do conhecimento. Deus deu uma chance para Adão e Eva, exercer o pleno Direito de Filho de Deus, através da obediência. Não foi isto que aconteceu.

Desde a criação do Homem, Deus levantou pessoas que ele sabia que fracassaria, e acreditou nelas, para dar a oportunidade das mesmas, de acertar e servi-lo; uma vez que ele respeita a condição humana de ser uma criatura racional, feita a imagem e semelhança dele. A ideia de que Deus manipula as pessoas é errada, pois mesmo sendo o homem, uma criatura extremamente falha, ele sempre teve a humildade de respeitar a condição do Ser Humano; não tornando eles marionetes em suas mãos, mas sim, Seres que pelo livre agir, cumpriria os seus planos. Se analisarmos todas as trajetórias dos homens que Deus levantou para si, e logrou vitória neles, vemos que ele de alguma forma, os auxiliou em suas jornadas, mas os deixou livres para agir, conforme as suas convicções de certo e errado. Abraão mesmo, depois que Deus falou para ele, que teria um filho com Sara, o mesmo agiu por conta própria e teve outro filho que não era com sua esposa e nem da ordem de Deus. Até o momento que Abraão agia com a orientação de Deus, ele acertava em tudo no grande propósito que ele foi presenteado, mas a partir do momento em que ele agia por conta própria, errava perante Deus e seus planos.

Temos que louvar a Deus, pela sua imensa misericórdia para conosco, pois quem de nós sabendo que uma pessoa que nos fala, está completamente errada, respeita e dá ouvidos às suas tolices? Acredito que nenhuma. Deus sempre nos deu a capacidade de agir, mesmo sabendo através de sua Onisciência, do erro certo; e nos mostra, que sem ele, jamais acertaremos em nosso caminhar. Dependemos dele, como crianças que dependem dos pais, para andar pela vida. Não temos a capacidade de por conta própria, andar e acertar sempre. Por isto, ele nos chama para vir e ficar debaixo de sua cobertura de sabedoria e santidade. Pois do alto de sua Onisciência, ele já nos ver, tropeçando no abismo da vida e perdendo, o que mais de valioso nos entregou: a nossa alma.

2 Response to "A Onisciência de Deus e o Livre Arbítrio do Homem"

  1. Não entendi algo, e tenho certeza que podes me deixar claro esta dúvida:

    Deus é oniciente. Esta é uma afirmação que, como você, concordo plenamente. mas não a concilio com a ideia de o homem tem livre arbítrio. Vejamos: Antes de eu decidir algo, Deus já tem a sabedoria de qual será o meu ato. Logo, a minha decisão sempre estará submetida há sabedoria prévia de Deus... Ou será que Deus abdica seu próprio atributo para eu decidir, como você mesmo falou: "Deus tem um profundo respeito pelo agir e pensar do homem." Ou será que o homem não tem livre arbítrio?

    Como explicar isto?

    Unknown says:

    Tao logico, livre-arbitrio, ou direito de escolha, significa q Deus, mesmo tendo o poder de saber a decisao q vc ira tomar, assim nao o faz, Ele nao sabe qual decisao vc vai tomar, de todos os caminhos q vc pode escolher, Ele com certeza sabe qual sera o resultado. Mas, o caminho q vc ira escolher, Ele nao sabe, para q Ele mesmo nao quebre uma regra criada por Ele, Deus nos deu o livre-arbitrio, ou seja, escolha, bem ou mal, certo ou errado, devemos nos lembrar q uma de suas mais fantasticas criacoes, lucifer e os anjos, O trairam uma vez. Bem, somos imagem e semelhanca de Deus, Adao e Eva alem disso tambem eram dotados de grande sabedoria. Deus tinha q de alguma forma testar a fidelidade humana. Assim permitiu q o diabo entrasse no paraiso p tentar levar o homem ao erro. P Deus uma grande pancada, pq Eva caiu pelo mesmo motivo q lucifer foi lancado fora do ceu, q argumentou "se comer do fruto seras como Deus". A vaidade nos leva a desobediencia. Os dois pecados q mais nos corroem. Ah! Cansei de digitar...eh isso ai. Ciao

Postar um comentário

Me reservo o Direito de Moderar os Comentários. Mas desde já, agradeço a sua contribuição.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Powered by Blogger