Verdades Cientificamente Bíblicas



Alguns acham incompatíveis, verdades científicas com verdades Bíblicas. Mas a Bíblia em sua plenitude nos releva em seu texto, passagens que intrigam Cristãos e Não Cristãos. Para que a coisa, não fique parcial demais, inseri, alguns argumentos contrários, mais comuns, para que nós possamos analisá-los também.

Vamos ao primeiro:

Isaías 40:22

Almeida Revisada

22 E ele o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar.

Tradução Brasileira

22 É ele o que está sentado sobre a redondeza da terra, cujos habitantes são como gafanhotos; é ele o que estende os céus como uma cortina, e os desenrola como uma tenda para neles habitar;

Almeida Revisada e Corrigida

22 É ele o que está sentado sobre o globo da terra, cujos habitantes são como gafanhotos; é ele o que estende os céus como uma cortina, e os desenrola como uma tenda para neles habitar;

Vemos nestas passagens, a ideia de que a terra é redonda; em uma época muito remota, antes de muitos cientistas, suspeitarem de tal fato.

Argumentos Contrários

Quem disse que Isaías teve a visão de que a terra é redonda? Quem descobriu os primeiros Princípios da esfericidade da Terra, foi Erastóstenes em 194 a.C. A ideia de “Círculo” e, em  algumas traduções, e dito até “Disco”, mostra bem que Isaías como qualquer outro ignorante de sua época, achava que a terra era plana.

Contra Argumentações

Quando a Erastóstenes, só preciso mencionar alguns fatos Históricos. Os escritos do Mar morto que foram encontrados por um Pastor Beduíno; e entre eles, se encontrava, um exemplar do Livro de Isaías, que data do ano de 100 a.C. Esta é uma das cópias mais antigas, que temos hoje. Derrota para a Bíblia? Não... “...Nos dias de Uzias, Acaz e Ezequias, Reis de Judá”... Com Base neste relato que está presente no livro, temos razões, históricas e científicas, para calcular aproximadamente, que quando Isaías começou a escrever o seu livro, vivia em uma época que data de em torno de 740 a.C. Tempo bastante razoável, se levarmos em consideração, às descobertas de Erastóstenes. Quanto à questão das traduções, que diferem, uma das outras, não compete aqui discutir. Mas vejo como, por exemplo: A tradução que diz “Círculo” como sendo uma irrefutável prova, de que o livro de Isaías, de fato, foi inspirado por Deus. O livro de Isaías era um livro Profético, portanto, baseado em Visões. Quando se olha para uma esfera de uma só perspectiva, sem profundidade, temos a impressão de que estamos diante de um Círculo! A visão de Isaías era de quem contemplava a terra de longe, em uma perspectiva de que não seria possível visualizar a profundidade. Quem poderia estar contemplando a terra de tão longe? Fica a pergunta, ou melhor, a resposta.

Eu encontrei basicamente, refutações a este versículo. Mas temos outros Versículos e vamos destaca-los aqui:

Alusão à Lei da Gravitação Universal:

Jó 26:7

7 Ele estende o norte sobre o vazio; suspende a terra sobre o nada.

Jó aqui teve uma revelação de que a terra está suspensa no espaço. Quando ele se refere, que ao norte, se estende ao vazio; ele está se referindo, a quando olhamos para o horizonte, e nos dá a impressão de que tudo termina além daquele ponto. Outro ponto seria também, que devido à esfericidade da terra, se prolongássemos uma reta infinita, tangencial e projetada no horizonte, fatalmente daríamos no “vazio”, ou seja, no espaço sideral. Lembrando que o livro de Jó é considerado um livro poético, e, levando em consideração de que ele é considerado um dos livros mais antigos da Bíblia, e ainda, sabendo que em sua época, as teorias de “suspensão” da terra, era a ideia que a terra estava nas costas de duas enormes tartarugas, ou dois enormes bois; é de se supor que uma ideia, de suspensão sobre o “nada”, é bastante avançada para a sua época não acham?

Alusão a Noções de Meteorologia e a um dos Ciclos Biogeoquímicos: O da Água, na formação das Chuvas:

Quando Eliú começa a argumentar contra Jó , e Diz:

Jó 36: 27-29

27 Pois atrai a si as gotas de água, e do seu vapor as destila em chuva,
28 que as nuvens derramam e gotejam abundantemente sobre o homem.
29 Poderá alguém entender as dilatações das nuvens, e os trovões do seu pavilhão?

Muito interessante, esta noção de destilação, expansão de nuvens em um livro escrito entre o Século VII e o II a.C. Não é?

Então podemos ver que em algumas partes da Bíblia, temos noções, de que as palavras escritas, não eram puramente humanas, mas sim, divinas. Levando em consideração, de que a Bíblia não se propõe, a discutir verdades científicas, mas, a mostrar o plano de Deus, para salvação dos homens; é de espantar até aqueles que não acreditam a existência de exatidão, em algumas passagens contidas em seus textos. Verdade seja dita: Deus é Maravilhoso, e nos revela as suas verdades por intermédio, do seu Livro Sagrado!




0 Response to "Verdades Cientificamente Bíblicas"

Postar um comentário

Me reservo o Direito de Moderar os Comentários. Mas desde já, agradeço a sua contribuição.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Powered by Blogger